BREVE EXPOSIÇÃO DE EFÉSIOS 4:14

Efésios 4:14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

* Para que não sejamos mais meninos inconstantes

Essa repreensão nos exorta a sermos Homens, viris, fortes e responsáveis. O Texto diz que meninos são inconstantes, estão sempre pendendo de um lado a outro, sem responsabilidades e caráter definido. A primeira lição que o cristão tem que a aprender deste texto é ser um homem formado, responsável e convicto, conforme o texto de 1 Reis 2.1-4 “Sentindo que se aproximava o dia de sua morte, Davi ordenou a seu filho Salomão: “Eis que o tempo em que devo seguir o caminho de todos os seres humanos está próximo. Portanto, sê forte e porta-te VARONILMENTE.”

* levados em roda por todo o vento de doutrina

Com toda certeza o maior câncer da igreja moderna é a inconsistência doutrinária. Quantos crentes que conhecemos que não sabem o que creem? O que ouvem, no que se alicerçam? Talvez hoje a maioria dos pregadores sofrem de inconsistência doutrinária, o que fomenta o sincretismo na igreja e uma falsa adoração a um deus que não existe.

* pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente

Por fim, o politicamente correto tem destruído princípios bíblicos no meio cristão, a famosa frase “não julgueis” fazendo conotação a passagem de Mateus 7, é extremamente mal interpretada, soando como uma séria blasfêmia quando denunciamos os lobos no meio da congregação. É de suma importância que a igreja de cristo esteja cada vez mais prepara com sua fé e doutrinas sólidas, pois conforme 1 Timóteo 4:1,2:

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

E mais 2 Timóteo 4:3,4: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Portanto sejamos sóbrios e cumpramos o nosso ministério ao qual fomos chamados, e este não é para a satisfação do homem e sim para a glória de Deus, para que no tempo certo Ele venha e se revele aos seus eleitos de toda a terra. Essa é a missão da igreja, mantê-la pura, fortificada na doutrina, na oração e engajada em sua missão.
Deus abençoe
Jean Tonini

Deixe um comentário